terça-feira, 9 de agosto de 2016

Sobre corpos, estéticas e roupagens, arrumação por dentro e por fora...




Hoje foi dia de arrumar o guarda-roupa
Abrir as portas
Deixar arejar
Tirar tudo para fora
Mexer lá no fundo
Dos sentimentos engavetados
Olhar peça por peça
E tentar entender
Por que a emoção guarda pano velho
Que não serve, não alegra
Mas fica lá dobrado e empoeirado.

Encontrei um guarda-roupa saturado
Dos modelos que nunca conseguiu seguir
Vestimenta alinhada
Na medida das imposições
Que a vida empurrou para dentro da gaveta
Sufocado e cheirando a mofo
Resquícios das tentativas
De padronização do meu ser.

Gavetas de laços e cetins
Sensualidade de revista
Que agrada os olhos de quem vê
Mas incomoda o meu prazer
Aquela blusa de decote ousado
Esconde o seio oprimido
Não deixa livre
Busto abafado de armação e renda
O vento não arrepia o bico
Nem faz roçar no tecido fino e colorido
Marca o ombro
Aperta as costas
E trava o movimento
Não conforta a dignidade
Que carrego no peito
Nem faz contorno 

Na anatomia do corpo negro.

Aquela calça branca eu pouco usei
Para não marcar as coxas grossas
Nem destacar a grandeza do meu sexo
As pernas torneadas pela caminhada
A fartura de lábios, pêlos
E de prazer que tenho em mim
Se escondem na trama arrumada
De textura áspera e fenda rasa.

A calcinha que não marca o quadril
O vestido que não engorda na cintura
O sutiã que levanta os seios
O corpete que modela curvas...
Tudo jogado em cima da cama.

Percebo que há tempos
Essa guarda-roupa não cabe mais
Não acomoda os moldes do meu desejo
Meu corpo, mapa de tesouro
Quer somente o que precisa para ser feliz
Não aceita mais ataques
De modelos que não confortam, nem libertam
Só deformam
A forma daquilo que sou.

Limpei o guarda-roupa
Ventilei a poeira do medo
E o alivio salgou a velha roupagem
Troquei o manequim do pudor
Por um cabide leve e sem peso
Renovada a autoestima
Saí do armário
E olhando para o espelho
Prometi ao reflexo da mulher que vejo
Dizer não!
Às ditadura das normas!


Carmen Faustino

Nenhum comentário:

Postar um comentário